Colônia Finlandesa do Penedo
História, Cultura e Gastronomia Finlandesas

O grupo comprou a Fazenda Penedo, onde trabalhou até que cada um pudesse construir sua casa em um dos 250 lotes da fazenda, formando uma grande comunidade. Eles praticavam uma lavoura de subsistência, onde cultivavam viveiros de mudas de laranja, cuja venda constituía a principal fonte de renda da colônia.

A hotelaria em Penedo teve seu início em meados da década de 30. A Colônia, com seus costumes diferentes, como o hábito de sauna, costume introduzido por eles aqui; seus bailes com polcas, mazurcas e tangos, atraía a curiosidade das pessoas.

A Casa Grande da Fazenda Penedo passou a receber visitantes. A hospedagem começou nas próprias casas dos colonos, chamadas pensões, iniciando o ciclo de receptividade no conceito de hospedagem em Penedo.

Hoje, Penedo é um dos principais destinos turísticos do Estado e do Brasil, recebendo turistas o ano todo, inclusive estrangeiros. A cidade apresenta uma diversidade de meios de hospedagem e serviços de alimentação, preservando receitas da culinária finlandesa, além de atrativos culturais finlandeses e belezas naturais.